domingo, 21 de junho de 2009

ARBITRAGREM
PARTE I


Estou devendo este post há tempos.
O assunto é complexo e digno de várias abordagens, motivo pelo qual resolvi dividi-lo em pontos que pretendo colocar para análise junto a vocês.

Sempre que falo em arbitragem, recebo várias críticas exaltando as limitações humanas e outras coisas do gênero.

Está certo, este também é um fator.
Mas precisamos reconhecer que os problemas de arbitragem passam por vários caminhos, infelizmente desembocando todos no mesmo ponto, o fraco desempenho.
Muitas discussões são travadas em relação ao assunto,sempre com a promessa de melhoras, mas a impressão que se tem é que a cada ano fica pior.
A diferença de critérios entre árbitros, árbitros e auxiliares e até mesmo a diferença de critérios usada por um árbitro em uma mesma partida, causa em todos nós cada vez mais indignação e perplexidade.
Penso que nos furtarmos de analisar todos estes caminhos, é simplificar os fatos.
Profissionalização, limitação humana, pressão, incompetência e corrupção, são pontos importantes e dignos de debate.
Começaremos então, analisando a importância da regulamentação da profissão, e até que ponto ela interfere no rendimento da arbitragem.

Em sintonia com as freqüentes reclamações, em 2 de abril deste ano, a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados debateu em audiência pública o Sistema de Arbitragem no Futebol Brasileiro. A proposta foi encaminhada pelo deputado Edinho Bez do(PMDB-SC). A audiência, conduzida pelo deputado Eugênio Rabelo (PP-Ceará), contou com a participação do secretário executivo do Clube dos 13 Dagoberto dos Santos, o presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol, Jorge Paulo de Oliveira Gomes, o procurador geral do STJD Paulo Marcos Schmitt, e o vice-presidente da CBF Weber Magalhães. Uma da principais propostas debatida na audiência, foi a necessidade de criar e regulamentar a profissão de árbitro de futebol e remuneração digna. Na opinião do deputado Edinho, o árbitro deve se dedicar a profissão em tempo integral para que possam acompanhar as exigências do mercado. Ficou ainda definido que a CTD em conjunto com a CBF, ANAF e STJD iriam organizar um relatório com o propósito de fixar as idéias abordadas para dar continuidade ao debate com a efetivação de ações.
O site do CartãoVermelho (http://www.cartaovermelho.esp.br/), fornece os seguintes dados, relativos a 2008 (não consegui saber se foram alterados em 2009):

Taxas de Arbitragem por cada jogo do Campeonato Brasileiro (2008)
Série A:
. Árbitro "FIFA" - R$ 2.800,00
. Árbitro "ASPIRANTE FIFA" - R$ 2.000,00
. Árbitro "ESPECIAL" - R$ 1.900,00
. Árbitro "BÁSICO" - R$ 1.700,00
. Árbitro Assistente "FIFA" - R$ 1.400,00
. Árbitro Assistente "BÁSICO" - R$ 950,00
. Árbitro Reserva - R$ 300,00
. Observador - R$ 300,00
. Diária - R$150,00
Série B:
. Árbitro "FIFA" - R$ 2.700,00
. Árbitro "ASPIRANTE FIFA" - R$ 1.600,00
. Árbitro "ESPECIAL" - R$ 1.500,00
. Árbitro "BÁSICO" - R$ 1.400,00
. Árbitro Assistente "FIFA" - R$ 1.300,00
. Árbitro Assistente "BÁSICO" - R$ 700,00
. Árbitro Reserva - R$ 300,00
. Observador - R$ 300,00
. Diária - R$150,00
Série C:
. Árbitro "FIFA" - R$ 2.700,00
. Árbitro "ASPIRANTE FIFA" - R$ 1.000,00
. Árbitro "ESPECIAL" - R$ 800,00
. Árbitro "BÁSICO" - R$ 600,00
. Árbitro Assistente "FIFA" - R$ 1.300,00
. Árbitro Assistente "BÁSICO" - R$ 300,00
. Árbitro Reserva - R$ 150,00
. Observador - R$ 150,00
. Diária - R$150,00
Taxas de Arbitragem por cada jogo da Copa do Brasil (2008)
. Árbitro "FIFA" - R$ 2.700,00
. Árbitro "CBF" - R$ 1.000,00
. Árbitro Assistente "FIFA" - R$ 1.800,00
. Árbitro Assistente "CBF" - R$ 600,00
. Árbitro Reserva - R$ 300,00
. Diária - R$150,00

.Quando atuar dentro do seu Estado, mas fora da sua cidade, cada árbitro recebe ainda uma diária.
. Já quando atuar fora do seu Estado, o árbitro recebe 2 diárias somadas à taxa.
. As despesas com deslocamento devem ser reembolsadas junto com a taxa de arbitragem.
. Desses valores são descontados:- 15% ou 27,5% para IRPF (vide receita federal)- 11% para o INSS (vide contribuição pessoal máxima mensal)- 5% da taxa dos árbitros ficam retidas na fonte. Deste valor 60% vai para a ANAF e 40% para o sindicato local de onde ocorre a partida.

Para os brasileiros do futebol de campo a Fifa destina 20 vagas para homens e 8 para mulheres.

E esta é a relação dos nossos árbitros e assistentes internacionais divulgada pela Fifa para 2009:
Árbitros Internacionais :

Carlos Eugênio Simon (RS) - 03.set.1965 - Admitido em 1997
Evandro Rogério Roman (PR) - 03.mar.1973 - Admitido em 2008
• Héber Roberto Lopes (PR) - 13.jul.1972 - Admitido em 2002
• Leandro Pedro Vuaden (RS) - 29.jun.1975 - Admitido em 2009
Leonardo Gaciba da Silva (RS) - 26.jun.1971 - Admitido em 2005
Marcelo de Lima Henrique (RJ) - 26.ago.1971 - Admitido em 2008
• Paulo César de Oliveira (SP) - 16.dez.1973 - Admitido em 1999
• Ricardo Marques Ribeiro (MG) - 18.jun.1979 - Admitido em 2009
Sálvio Spínola Fagundes Filho (SP) - 14.set.1968 - Admitido em 2005
• Wilson Luiz Seneme (SP) - 28.set.1970 - Readmitido em 2009
Árbitros Assistentes Internacionais :
Alessandro Álvaro Rocha Matos (BA) - 10.fev.1976 - Admitido em 2001
Altemir Hausmann (RS) - 5.dez.1968 - Admitido em 2004
• Carlos Berkenbrock (SC) - 13.mai.1972 - Admitido em 2009
Dibert Pedrosa Moisés (RJ) - 03.jun.1971 - Admitido em 2008
• Ednilson Corona (SP) - 04.fev.1965 - Admitido em 1997
• Emerson Augusto de Carvalho (SP) - 24.jun.1972 - Admitido em 2008
• Erich Bartolomeu Bandeira (PE) - 21.mai.1966 -
Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) - 30.dez.1968 - Admitido em 1998
• Márcio Eustáquio Santiago (MG) - 07.mar.1972 - Admitido em 2009
• Roberto Braatz (PR) - 03.out.1967 - Admitido em 2005

O futebol hoje é muito mais que um esporte, é um grande negócio. Mexe com incontáveis euros.
A cada partida de futebol muito mais do que três pontos na tabela estão em jogo. Coisas além da minha ou a sua frustração.
Há um mundo paralelo, que habita a área do real (no duplo sentido) e que foge a área do emocional onde nós, simples torcedores, habitamos.
Fora do campo há uma grande e poderosa indústria que se alimenta dos resultados lá dentro obtidos.
Já dentro do campo, na maioria dos casos, alguém que trabalha oito horas por dia em outra profissão, e uma ou duas vezes por semana, faz um “bico” atuando em jogos que muitas vezes decidem um título.

Então é importante questionar:
No mundo real, onde o resultado de cada partida define o rumo destes incontáveis euros, é concebível que justamente aquele que não exerce uma atividade profissionalizada, tenha o poder inquestionável de decisão?
____________________

27 comentários:

DERLY. disse...

oh zé este assunto arbitragem me desculpe mas eu vou fazer igual ao vovô no post abaixo,passo e voto nulo,agora me desculpe a pergunta:voce por um acaso viu a gigi red por ai? he he he sim,eu estou perguntando porque me parece que o andrezinho ontem foi atropelado por uma carreta no rio de janeiro e nem deu tempo de anotar a placa,queria saber da versão dela he he he abraços zé e é brincadeirinha hem,voce sabe que na final da copa do brasil eu vou cantar:

VAMOS VAMOS INTER

ronaldo angelim.

Emerson disse...

Se pegarmos um circuito de F1 e analisarmos os tempos de classificação num período de 20 anos, por exemplo, podemos notar uma diminuição nos mesmos, seguida por um aumento, logo seguido por diminuições prova a prova.
Os parâmetros são claros, precisos: o autódromo, os carros, os regulamentos técnicos.


Aí eu pergunto: qual é o parâmetro para dizer que a arbitragem piorou?
Ora, tenho absoluta convicção que a arbitragem melhorou em relação aos tempos primeiros de minha iniciação no mundo da bola. Como eu já disse, os árbitros são mais profissionais, melhor preparados, tem a ajuda da moderna medicina no que diz respeito, por exemplo, às correções de visão, sem falar das modernas técnicas de preparo físico, que fazem deles pessoas muito melhor preparadas para acompanhar uma partida do que seus antecessores dos anos 60, 70...

Há muito alarido em torno das arbitragens, todo ele provocado pela visão externa ao campo das câmeras de tv.

Pode-se e deve-se questionar critérios e uma melhor padronização nas arbitragens. Essa cobrança, entretanto, tem que ser feita a quem de direito, os poderosos senhores do futebol, encastelados na CBF.

Tatiana disse...

Boa tarde Zé!!
Com o perdão do trocadilho mas estes caras estão com o apito na boca e o dinheiro no bolso...

Talita disse...

Boa Tarde Zé.
.
Bons e maus profissionais há em toda profissão.
Os árbitros sabem que trabalham com milhões de olhos em cima de seus trabalhos, cabe a eles se preocuparem com isso, ou não...
.
O que não pode é só a Ana Paula pagar o preço tão caro ao se "errar" e olha que o papo Ana Paula diverge opiniões hein Zé.
.
árbitro erra? erra.
árbitro quer errar? não sei
árbitro é mal preparado? é.
árbitro quer se preparar mais? não sei.
.
Tudo que envolve pessoas é território restrito.Pessoas + futebol então??!!! é campo minado...claro, há exceções, mas infelizmente passam despercebidas.
.
Muito bacana poder discutir com os amigos esse assunto.

beijos Zé.

Emerson disse...

Ana Paula Oliveira foi crucificada e não cometeu erros naquele jogo fatídico.

Gigi disse...

Ronaldo, não é por nada, mas como disse "nosso" presidente, o Inter jogou com apenas 4 titulares na linha e um no gol.
O Flamengo, que não tem nada com isso, jogou bem e fez a festa.
;o)
E o Adriano, desceu da laje e subiu nas chuteiras!!!
:o)))

Emerson, você foi no ponto:
Convicção.
Não há parâmetros. É tudo uma questão de convicção.
;o)
Concordo que houve uma evolução em termos de visão e que hoje os exames são mais acurados, é uma inegável evolução científica. Concordo também que o preparo físico, não só dos jogadores, como o dos árbitros, hoje é melhor do que antes.O ponto e o spray também são conquistas positivas.
Acrescento a estes pontos uma evolução na preparação técnica dos árbitros, por conta de palestras , orientações e uma maior organização da categoria.
:o)
Infelizmente o desempenho deles não acompanhou as evoluções citadas. Não digo que erram hoje, mais do que erravam ontem, pois como você colocou, são apenas convicções. Mas levando em conta a evolução tanto na parte técnica como física, deveriam errar bem menos.
>:o(

Gigi disse...

Tati, este era o ponto principal deste post específico sobre remuneração e profissionalização. Os árbitros ganham bem ou mal?
A profissionalização da categoria é fundamental para um melhor desempenho?
Sabe aquela velha discussão sobre o "salário pago a polícia pelo estado" X "salário oferecido a polícia pelo mundo do crime"???
Claro que sem generalizar...Nem
todos no mundo "são" corruptíveis, nem todos no mundo "não são" corruptíveis.
:o)

Talita Você está certa.
"Bons e maus profissionais há em toda profissão.
E esse é outro ponto, para ser abordado mais adiante.
O que não é possível é creditar tudo na conta da tal falha humana.
:o(
Muita gente já tinha que ter pendurado o apito há tempos.
Ou então usá-lo no carnaval.
:o)
Beijos

Fernando Xaruto disse...

Boa noite ... saudações rubro negras ...
SALVE O ADRIANO!!!!!

Zé,
toda vez que o Internacional joga contra o Flamengo a minha amigona Gigi some das paradas. Aí o Colorado toma uma sapeca das bos do mengão e ela aparece dizendo que jogaram com 4 titulares e etc e tal. Agora eu faços algumas perguntas:
Ze!, o Internacional não tem o melhor elenco do Brasil?
Zé!, O Internacional não é hoje o melhor modelo de administração do Brasil?
Zé!, todos dizem que o Tite é melhor que o Cuca?
Zé, todos dizem que o meu xará fernando carvlaho é melhor que o KL-666?
Zé!, como é que os caras tomam de 4do Mengão?
hehehehehehe
-
-
Aproveitando que o nobre Emerson está na area, pergunto: o que se passa na cabeça do roçeiro e ranzinza do Muricy?
E também pergunto: como vai ser ver o seu SPFC novamente rebaixado?
hehehehe
Cade o frangueiro? ... hehehehe
-
-
Assunto de arbitragem eu to fora mas apenas quero aqui prestar a minha solidariedade a arbitra Ana Paula de Oliveira ... Eu acho ela muito boa ... hehehehe ....


Vovô xaruto

Fernando xaruto disse...

Zé!,
ao responder as minhas perguntas espero que voce seja imparcial ...
Afinal de contas, pelo que eu sei voce torce para o Brasil de Pelotas ... hehehehe ...


Vovô xaruto

Fernando xaruto disse...

Olha eu não gosto de falar de arbitragem mas penso eu que nada adianta os caras se profissionalizarem ou ganharem um bom dinheiro com a profissão. Eles serão sempre ruins e questionados por causa da cultura do futebol que no fundo gosta que eles sejam sempre taxados assim ...
Chega agora passo e voto nulo de vez ...

Vovô xaruto

Gigi disse...

Xaruto!

"Cê tá" certo, "cê tá" errado.
Sou imparcial sim, mas torço para o Sport Club Rio Grande,o mais velho do Brasil.
VOVÔ SEMPRE!!!
.
Vou responder suas perguntas:
1)O Internacional tem "UM" dos melhores elencos do Brasil.
2)Se não é o melhor modelo, é um dos. Falo isso com base nos resultados apresentados nos últimos anos e em especial neste ano do centenário, onde em uma competição que participou foi campeão e na outra já tem, no mínimo o título de vice-campeão.
3)Eu não sei quem são estes "todos" que você se refere, mas me inclua fora dessa.
Nunca disse isso, pelo contrário, contra muitos(inclusive você), sempre disse que achava o Cuca um bom técnico.
4) Já aqui, concordo. Seu xará dá de 10 x 0 no KL-666.
5) Quanto aos 4...Tenho cá uma teoria.
Não teria sido uma homenagem aos 4 guerreiros colorados em campo???
;o)
hahahaha
Abraço
.
E para mim R$2.700,00 por semana, "tava bão" demais.
Nem precisava ser 4 semanas no mês, podia até folgar uma.
;o)
Abraços a todos

Gigi disse...

Xaruto, o problema é que você não acredita em mim.
Não falei no jogo pela Copa do Brasil que no Rio, o Flamengo estava preparando um baile para o meu Inter?
E também não falei que o Inter retribuiria a festa no Beira-Rio?
Você não leva fé!
.
Já vi que você é mais seguidor do Nelson Rodrigues.
Como disse ele em uma crônica:
"Sempre digo, nas minhas crônicas, que a arbitragem normal e honesta confere às partidas um tédio profundo, uma mediocridade irremediável. Só o juiz gatuno, o juiz larápio dá ao futebol uma dimensão nova e, se me permitem, shakespeariana. O espetáculo deixa de se resolver em termos especificamente técnicos, táticos e esportivos. Passa a ter uma grandeza específica e terrível. Eis a verdade: – o juiz ladrão revolve, no time prejudicado e respectiva torcida, esse fundo de crueldade, de insânia, de ódio que existe, adormecido, no mais íntegro dos seres. O mínimo que nos ocorre é beber-lhe o sangue. "
:o))

Chico da Kombi disse...

###

Boa noite geral.

Pimenta nos olhos dos outros é colírio, né não caro sampaulino Emerson?

Que os árbitros e árbitras continuem errando, mas, contra o meu FOGÃO NÃÃÃOOO!!!

A querida e simpática porta-bandeira Ana Paula Oliveira anulou DOIS gols LEGAIS do Botafogo, no Maracanã, contra o Figueirense, numa semifinal de Copa do Brasil.
:o(

A minha querida e saudosa vó Maria tinha absoluta razão quando dizia: pimenta nos óio dos outros...

:o)

Abraço, super Zé.

###

Gigi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gigi disse...

Abraço Chico Nilton Santos.
:o)

Enquanto isso Ney Franco segue cantando:

"Tava na beira do caos, tava na beira do mal, numa piração total"

ou então:

"Arrasta multidões, ilude corações
De um povo que necessita de um herói

E blábláblá, blábláblá
Na tela de nossa TV

E rárárá, rárárá
Depois que assume o poder."


@@
Pelo amor dos meus filhinhos...
FORÇA FOGÃO!!!!

Pédre Cóshta disse...

Bom dia.
Não sei até que ponto a profissionalização de um árbitro será benéfica, em termos económicos, pois, no máximo, um árbitro terá uma carreira contributiva de 25 anos.

O profissionalismo da arbitragem, sem uma remuneração que compense em termos a exclusividade, será uma miragem.

Penso, também, que se terá de mudar a forma de remuneração. Além de dever ser aumentada, deveria deixar de ser jogo a jogo e passar a ser uma remuneração mensal fixa.

Tendo estes pressupostos garantidos, penso que se deveria avançar para a profissionalização da arbitragem, pois serviria para aumentar a qualidade.
Como está provado, a especialização numa actividade leva sempre ao aumento da produtividade (no caso, de qualidade).

Portanto, a resposta à questão do Zé é não, não é concebível.

um abraço

Fernando XAruto disse...

Bom dia ... saudações rubro negras ...
Gigi,
não houve baile no Maracana e muito menos no Beira Rio ... ou melhor a possibilidade de haver baile foi grande no jogo de ida no Maracana mas infelizmente o Imperador não podia jogar ... mas não vou ficar batendo na mesma tecla senão vai parecer de chororô de Botafoguense e aí o bicho pega duas vezes já que não sou de chororô e muito menos Botafoguense ...
Só não entendo esta sua paixão pelo Glorioso ... se fosse Flamenguista voce agora estaria viibrando cpom a sapecada dada em cima do Internacional, em vez de ficar entoando versos pro ney franco ... hehehehe


Vovô xaruto

Fernando xaruto disse...

Placar Moral

FLAMENGO 6 X 0 INTERNACIONAL


heheheheh

Vovô xaruto

AMBROSIO disse...

Jogadores erram passes de 30 cm, tecnicos escalam mal ,dirigentes contratam e distratam pior ainda...mas a corda sempre arrebenta no colo do Arbitro..

Profissionalização maior que ja existe hoje,[ tente fazer um teste para arbtiro, tente fazer um teste fisico( Ana Paula todo ano é reprovada e o Gaciba so passa na recuperação)] è meio utopica, afinal quem vai pagar, como sera o pagamento..etc...

E os jogadores são profissionais, os tecnicos são profissionais, os dirigentes, bem estes em sua maioria são armadores, e todos erram e erram e erram...so o arbitro tem que ser infalivel?

O que se tem é que separar os que erram dos que são pagos para errar...arbitros , jogadores, e etc...

Portanto a profissionalisação e o uso excessivo de recursos televisivos para min estão fora de cogitação.

Fernando xaruto disse...

Ambrosio,
assino em baixo o que voce disse ... o divertido é xingar a mãe do juiz ... mas como xingar se ven a televisão e mostra que o o juiz acertou no lance ... hehehehehe


Vovô xaruto

Gigi disse...

Pedro e Ambrósio:
Penso que não há justificativa para que apenas o árbitro não tenha sua profissão regulamentada.
A maior autoridade em campo não é um "profissional" no sentido legal.
Não estou me referindo aqui a capacidade de exercer a função, nem a todos os testes que um árbitro precisa se submeter para alcançar o "status" de árbitro.
Falo no sentido legal.
Vejo reflexos positivos da profissionalização em uma área e nenhum reflexo em outra.
Explico:
A profissionalização possibilitaria uma especialização melhor. O árbitro não teria outra profissão. Acredito que a dedicação total a uma atividade, possibilitaria um melhor preparo físico e teórico para o exercício de suas funções, sem falar no benefício psicológico, o que na minha opinião, só aumentaria seu rendimento.
Já quanto ao "preparo moral", é outra história.
Não existe profissionalização que forneça isso.
Por mais justo que seja um salário, por melhores que sejam as condições de trabalho e vantagens oferecidas, sempre haverá aqueles que mesmo com alto potencial(ou até por isso, procuram uma função que lhes possibilite alguma "vantagem extra". São médicos compactuando golpes contra o INSS, advogados se locupletando as custas de pessoas desinformadas, políticos, delegados, etc. e etc.
E como diz a lei, todos são inocentes até que se prove o contrário.
Mas aí, cabe uma pergunta: Há algum interesse em provar?

Fluminense disse...

Boa noite para todos.

Zé desculpe só passar agora, mas estou aqui!

De arbitragem seu post está muito bom! Profissional a sua análise!

e a Espanha acabou indo para casa mais cedo, aqueles que já davam com certa a final entre o Brasil e os espanhóis, vão ter que botar a viola no saco, o futebol é maravilhoso por não ser uma ciência exata, quem acha que entende muito, acaba queimando a língua, mas isso também faz parte, afinal estamos falando de um jogo.

Tenham um ótimo resto de semana.

Um abração para todos.

STSF Olavo

Gigi disse...

Muito obrigado "The Best Tricolor"!
:o)
É sempre bom contar com a sua presença.

Fernando xaruto disse...

Ze!!!!!
Voce pode dizer se viu o Colorado da Gigi no Rio neste fim de semana? ... hehehehehe


Vovô xaruto

Gigi disse...

Xaruto, não vi o colorado da Gigi Rio não!
;o)

Só vi o colorado do Tite.
@@

Blog do Tavares disse...

Olá, Zé.

É minha primeira vez aqui, vem recomendado pelo Emerson.

Olha só, tambem penso que a profissionalização é o caminho.

Não que a arbitragem tenha melhorado ou piorado (se bem que acho que melhorou, pelo menos há mais recursos hj), mas no sentido de influenciar cada vez menos nos resultados.

Gostei do seu blog, inclusive vou citá-lo em um post sobre arbitragem.

Abraços.

Emerson disse...

Duas observações: o Inter abriu 2x0 sobre o SP com dois gols irregulares, o primeiro de forma absurda, o segundo um pouco menos, mas com muito boa vontade, pois as cores dos uniformes e a projeção do corpo do atacante facilitavam sobremaneira a visualização.

A outra observação: é comum as reclamações sobre o tratamento da "mídia" aos clubes. Pois bem, quem lê o Zero Hora hoje fica sem saber que esses dois gols foram claramente ilegais. O texto, depois de mencionar os gols algumas vezes sem falar nas posições irregulares, diz sutilmente e en passant que Alecsandro estava irregular no primeiro gol.

É como eu digo: pau que bate em Chico, bate em Francisco. Não há diferença entre as "mídias" e arbitragem é assim mesmo.

Será que o Fernando Carvalho vai colocar esses dois gols de ontem no DVD?

:o)