domingo, 5 de julho de 2009

OPINIÃO DE JORNALISTA:


O texto abaixo foi publicado na coluna do jornalista Erich Beting, no site Universidade do Futebol, em abril deste ano:


"A força do microfone "
Decisões estaduais mostram a força da mídia no cotidiano do esporte; e ressalta o que há de pior nos veículos

Qual o poder de influência da mídia no dia-a-dia do esporte? Talvez a melhor resposta para essa pergunta seja a análise da cobertura da imprensa nos finais de semana após as decisões de títulos e vaga nas finais dos campeonatos estaduais pelo Brasil.

Começamos com a polêmica Leco-Ronaldo em São Paulo. Passamos pelo duelo verbal entre Palmeiras e Sport nas “decisões” da Copa Libertadores. E encerramos nas provocações baratas entre Cuca e a torcida do Botafogo no Rio de Janeiro.

O fato é que a mídia é a principal causadora de tanta polêmica. Em busca da “notícia”, muitas vezes um veículo exagera na dose e cria uma animosidade inexistente. Foi assim, por exemplo, quando deu-se grande cartaz para os 10% a que o Corinthians teria direito como visitante do primeiro jogo contra o São Paulo no ano.

A repercussão imediata da imprensa gerou um clima que, após a classificação alvinegra do último domingo, chega a beirar o insuportável. Porque a mídia inteira foi saber de Ronaldo o que o motivou tanto na decisão. E depois foi rebater com Leco, o dirigente são-paulino, a resposta atravessada na garganta do Fenômeno.

No caso de Palmeiras e Sport, a mesma história. Se não há conflito dentro de campo, vamos tratar de inventá-lo fora dele. Será que tudo correu bem na recepção ao Palmeiras? E o Sport, foi bem tratado no jogo em São Paulo? Sem novidades? Ok, então agora vamos nos preocupar em descobrir porque o Sport vence em Pernambuco e o Palmeiras patina em São Paulo...

O fato é que o microfone é gerador constante de polêmica. E o jornalista não consegue entender que, a cada vez que ele alimenta essa discussão, cria um clima beligerante para alguns duelos que acontecem sistematicamente no futebol.
São Paulo e Corinthians voltarão a se enfrentar. Como a imprensa vai se comportar às vésperas da partida? Qual o clima que ela vai criar para os atletas, dirigentes e torcedores que lá estarão?
Palmeiras e Sport têm, pelo menos, mais dois duelos agendados pelo Campeonato Brasileiro. Da mesma forma, Botafogo e Flamengo decidem nos próximos finais de semana o título estadual e posteriormente medirão forças no Nacional.

E, ao que tudo indica, a imprensa continuará a alimentar a discórdia. Para depois apontar o dedo atrás de culpados pela selvageria que se torna uma partida de futebol... O bom senso deveria ser matéria obrigatória nas faculdades de jornalismo e, mais do que isso, dentro das redações, ávidas por audiência e/ou vendas.
*Erich Beting é jornalista formado pela PUC-SP e especializado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan (SP). Começou a carreira como jornalista em maio de 2000, na editoria de Esporte da Folha de S.Paulo. Em abril de 2001 foi contratado para ser repórter especial do diário Lance!. Lá, realizou ainda as funções de colunista e de editor do site Esporte Bizz. Em abril de 2004 foi contratado para o núcleo de esporte da AllComm Partners Comunicação Estratégica, empresa de assessoria de comunicação e marketing.Em abril de 2005 criou a Máquina do Esporte, site voltado para a cobertura dos negócios do esporte, no qual exerce a função de editor executivo. É professor especialista do curso de pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo da Universidade Gama Filho e, ainda, consultor da Universidade do Futebol.
____________________

11 comentários:

Pédre Cóshta disse...

Bom dia.
Concordo com o meu futuro colega jornalista (caso a ideia peregrina de deixar de ser necessário diploma para se ser jornalista, entre em vigor, passarei, para efeitos do Brasil, a auto-denominar-me jornalista).

Há uns anos, acompanhava o Troca de Passes e jornalismo da Globo. Apesar de haver alguns comentaristas de que não gostava, comparado com o que havia (e há) em Portugal, era (e é) fantástico.

Depois, passou da dar por aqui a Record e a diferença foi abissal... O pior que pode existir em jornalismo.

Actualmente, o contacto que eu tenho é, maioritariamente, através do GloboEsporte.
Deixei de considerar o GloboEsporte como um site de jornalismo desportivo sério. Nos dias de hoje, pouco máixxx é que um tablóide de desporto. Felizmente, há uma ou outra excepção, mas, na generalidade, é um tablóide de desporto.

Quase todos os jornalistas não despem a camisola clubística.

Faz-se promoção de Corinthians e São Paulo e Flamengo, com "notícias" inventadas à pressão, apenas com o intuito de falar nesses clubes.

Trata-se os clubes que não pertencem a SP e Rio como se fossem estrangeiros. O tratamento dado ao Grémio e o Internacional, nas últimas semanas, foi vergonhoso.

Distorcem-se notícias com o intuito de provocar conflitos ou de promover ou prejudicar a imagem de clubes ou instituições.
O exemplo mais recente é sobre o Grémio, no caso dos canticos racistas de meia dúzia de sujeitos no Olímpico. "Torcedores do Grémio fazem cantos racistas" (algo assim)
Ora, com este título, passou-se a ideia de que foi toda a gente que fez isso.

Em relação a um jogador, atente-se na campanha que é feita contra Cristiano Ronaldo. Nesta semana, ele deu um pontapé no vidro de um carro e estilhaços do vidro atingiram uma mulher. No destaque do GloboEsporte, apareceu algo como "Cristiano Ronaldo dá pontapé em mulher".

Nos 2 casos, até que há uma certa diferença entre o que realmente se passou e o modo como foi noticiado.
Isto é vergonhoso.
Há estudos que mostram que, actualmente, muitas pessoas só lêm os cabeçalhos das notícias.
Ora, isto mostra o quão grave, para a imagem de pessoas e instituições, é este tipo de jornalismo.

um abraço

Fernando Xaruto disse...

Bom dia ... saudações rubro negras ... este assunto merece varias e serias reflexões, inclusive a decisão STF em relação a não obrigatoriedade de diploma para exercer a profissão de jornalista aqui no Brasil ... eu destaco agora que foram ou são poucos os jornalistas que sabem impor positivamente as suas ideias sem que firam os interesses dos orgãos de comunicações para qual trabalham ou que não deixem o sucesso subir a cabeça ... penso eu que seja assim em qualquer lugar do mundo ... o Globo.com para mim é um tabloide esportivo onde procuro me manter informado sobre o que acontece no mundo do futebol como sempre gostei fazer quando lia o Jornal dos Sports ...

PS: Eu acho que não existe nada pior no mundo jornalistico quando o Neto (ex jogador metido a comentarista) abre a boca ...


Vovô Xaruto

Gigi disse...

Bom dia!

O que mais me chamou a atenção:

"E, ao que tudo indica, a imprensa continuará a alimentar a discórdia. Para depois apontar o dedo atrás de culpados pela selvageria que se torna uma partida de futebol... O bom senso deveria ser matéria obrigatória nas faculdades de jornalismo e, mais do que isso, dentro das redações, ávidas por audiência e/ou vendas."

É exatamente o que penso embora muitos não concordem.
Não concordem e até se ofendam quando falo, mesmo eu frisando que não dá para generalizar.

Por sorte, o texto foi escrito por um jornalista formado, com curso de especialização, experiência e professor universitário.

Abraços.

Fernando Xaruto disse...

Gigi,
debater bom senso é como discussão sobre razão ... é complicado ainda mais quando as opiniões se divergem ... a verdade é que os Jornais costumam a usar titulos polemicos exatamente para chamar a atenção e assim vender mais ... sempre foi assim, seja o jornal sensacionalista ou não ... e todo profissional da area querendo ou não se submete as diretizes de seu empregador ... na Globo então nem se fala ... é tipo assim: eu pago bem e voce escreve o que me interessa ...


Vovô xaruto

Fernando xaruto disse...

Tecnologioa é tecnologia ... a minha filha Patricia acaba de chegar em casa após ter ido fazer uma ultra sonografia para saber a quantas anda o Lucas ... ela fez uma ultra chamada de 3D (Tres dimensões) e simplesmente já foi possivel ver cara do moleque, inclusive a cores ... hehehehe ... Simplesmente estou babando pois o Lucas está bonito pra cacete ... até o peso dele os caras calcularam ( está com +- 2,5 kgs) e como faltam ainda uns proximos 30 dias para ele nascer, tudo indica que ele chegará ao mundo com mais de 3 kgs ... estou emocionado pois já conheço o meu neto ... hehehehe


Vovô xaruto

DERLY. disse...

promessa de ronalduca,o ATUALIDADES será reaberto quando do nascimento do meu sobrinho XARUTINHO,um nobre,incorrigivel e legitimo torcedor do rubro-negro mais bonito do universo he he he podem me cobrar,e zé vai aproveitando a liderança que o mengão está vindo ai e o bicho vai pegar,MENGÃO RUMO AO HEXA DO BRÃO,ronalduca.

GIGI disse...

Xaruto!!!!!!!

Só imagino a sua emoção.
:o))
Estou com uma pontinha de inveja(no bom sentido), rsrsrs
Quando for a minha vez, vou usar babador o tempo inteiro,
Só imagino, já poder ver a cara do anjinho, coisa maravilhosa.
Beijos para o Lucas.

RonaldUCA, o Zé não é colorado.
Mas eu sou e estou muuuuuuito felizzzzzz!!!!!!
;o)

Oi Pedro.
Sabe que também estou pensando em encarar...
Já pensou eu como jornalista?
Não ia arrumar emprego nunca!
@@

Red 20!!!

Fluminense disse...

Boa tarde para todos os amigos.

Existe uma verdade que não se pode contestar!

O que seria dos sabidos se não houvessem os ingênuos ( otários ) ?

Como é que se pode pagar a quantia de 90 milhões de Euros por algum jogador ?

Imagino as seguintes respostas:

1 - Está sobrando dinheiro, e falta imaginação para gastá-lo!

2 - Precisam criar ídolos para vender os produtos dos clubes!

Considero o Cristiano Ronaldo o engodo do século!

Como jogador, não passa de ouro dos tolos!

Os inglese sempre gostaram de uma pirataria!

O BONEQUINHO ESTÁ SÓ OLHANDO! OO

E O FLU TAMBÉM É MUITO CHEGADO A COMPRAR GATO POR LEBRE!

REFLETINDO:

Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim.

Jean-Paul Sartre


Tenham uma ótima semana.

STSF Olavo

DERLY. disse...

boa noite maltratando,gigi se o zé não é colorado então ele só pode ser torcedor do rubro-negro mais bonito do universo,mais conhecido como MENGÃO RUMO AO HEXA DO BRÃO he he he

abraços galera

ronaldo angelim o melhor zagueiro do brasil.

Gigi disse...

Obrigado aos amigos que sempre se fazem presente.
:)

Respondendo ao amigo Ronaldo, devo dizer que sou torcedor do original
tricolor brasileiro:
SPORT CLUB RIO GRANDE
Vulgo VOVÔ

Abraços a todos.

Chico da Kombi disse...

###

Abraço, super Zé.

Com André Lima e Jônatas, agora o meu Botafogo vai!
Direto para a segundona...
:o(

###