terça-feira, 19 de maio de 2009

DIREITO X JUSTIÇA



A grande jogada do departamento jurídico do Palmeiras, foi desqualificar a infração de Diego Souza contra Domingos, do artigo 253 para o artigo 258 do CBJD.

Pelo artigo 253, ele poderia pegar de 120 a 540 dias de suspensão.
Provavelmente pegaria 120 dias, algo em torno de quatro meses.

Já pelo artigo 258, a pena prevista é de uma a dez partidas de suspensão.
Foi condenado a oito, o que significa mais ou menos um mês se pensarmos em dois jogos por semana.

Vejo com surpresa muitos jornalistas darem destaque, não a pena de suspensão por oito partidas , mas a determinação de que a mesma seja cumprida no Campeonato Paulista.

Mas não poderia ser diferente.

Supondo que o jogador tivesse sido condenado com base no artigo 253 do CBJD, à pena de 120 dias, pois mais seria exagero, de acordo com o parágrafo único do artigo 172, ele poderia, após esgotado o prazo para recurso ou o julgamento do recurso, requerer a conversão de metade da pena em execução de atividades de interesse público.
Este benefício é oferecido em condenações por prazo (dias).
Então ele ficaria sem jogar por 60 dias, algo em torno de dois meses.

No entanto houve a desqualificação para o artigo 253.
O artigo 253 não oferece o benefício da conversão de metade da pena em atividades de interesse público, pois a pena não é por prazo(dias) e sim por partidas, mas entre outras vantagens, oferece a possível conversão integral da pena em medida de interesse social.


Bem, dependo da aplicação mínima ou máxima de um ou do outro artigo, a diferença no tempo sem atuar entre as duas previsões, pode ficar em cinco ou seis partidas, ou seja, menos de um mês.

A grande diferença entre uma e outra é que a condenação por prazo (dias), abrange todas as competições que o atleta participa neste período, já a condenação por partidas, não.

Diz o artigo 171 que a suspensão por partida será cumprida na mesma competição, torneio ou campeonato em que se verificou a infração.

Especifica ainda em seu § 1º que quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio, deverá ser cumprida na competição subseqüente realizada pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do presidente órgão judicante, na forma de medida de interesse social.

Como o fato ocorreu no Campeonato Paulista e este já acabou, não há como ele cumprir a suspensão de imediato.
E o Campeonato Paulista é realizado por qual entidade?
Pela Federação Paulista de Futebol.

Que outra competição promovida por esta federação, e que o atleta participe, está em andamento, ou estará antes do próximo Campeonato Paulista?
Nenhuma.

Então, como disse anteriormente, nenhuma surpresa.
Diego Souza e Domingos, só poderão cumprir suas suspensões no próximo Campeonato Paulista.
Isso, é óbvio, se ainda estiverem em algum clube que participe.
Mas, sejamos justos, tal determinação não é nenhuma “invenção”.
É a lei .

20 comentários:

AMBROSIO disse...

Refaça-se a lei...

Fernando Xaruto disse...

Boa noite ... saudações rubro negras ... passagem rápida para alertar que amanha será a redenção do Obina e por consequencia o Mengão seguindo firme ao Tri da CB ... com relação ao Diego Souza achei pequena a punição e que a mesma deveria valer para o Brão pois aquilo que ele fez foi de um baixo nivel sem tamanho ... mas vejam bem ... vai entender estes Tribunais que absolvem o Tiago Neves que claramente agrediu um gandula e punem um tecnico por 90 dias por dizer que o juiz é um safado e ladrão ... se o tecnico merece 90 dias quantos dias mereceriam o Diego Souza e/ou Tiago Neves?



Vovô xaruto

Fernando xaruto disse...

Ze,
eu acho que voce deveria fazer um post pilhando o Mengão para alegrar a nossa amiga Gigi que corre pela tangente como doida para fugir das minhas pilhas e previsões. Só foi eu falar que a redenção de Obina se dará neste jogão que a Gigi sumiu de vez do pedaço ...


Vovô xaruto

Gigi disse...

Xaruto, a Gigi anda meio atrapalhada com o serviço.
Hoje ela está um pouco mais folgada, então deve aparecer mais aqui.
:o)
Não quero tomar partido nessa disputa, tenho que ser equânime.

Mas pensei em uma forma de atender seu pedido. Então, faço a seguinte proposta:

Se o Flamengo passar pelo Inter, farei um belo post em homenagem a ele, certo?

Já se o Inter passar, VOCÊ fará um belo post em homenagem ao Inter e eu publico aqui!
Posso até ilustrar com uma foto sua com a camiseta do Inter, ou quem sabe com a bandeira...fica a seu critério.
Combinado?

Gigi disse...

É Ambrósio, por isso sempre se fala que nem tudo que é direito é justo.
@@

Gigi disse...

Hahahhaha
:o))
Eu topo!
Falta o Xaruto assinar e carimbar.

Tarcisio disse...

Se...
Se o Fla vencer ou se classificar, o Post será do Obina...
Ninguem merece...
Até eu vou dar meus parabéns pro VoVô Xaruto se acontecer...
Mas será uma das maiores catástrofes futebolísticas de todos os tempos, comparável aquela de 1950 contra o Uruguai...
:o)))
Agora eu exagerei, não!!!!

Abs e sorte pro seu Blog...

Fluminense disse...

Bom dia para todos.

Eu vou ficar de camarote vendo o circo pegar fogo!

Estarei aqui´para ver o POST do vencedor.

TENHAM UM ÓTIMO DIA.

UM ABRAÇÃO PARA TODOS.

STSF Olavo

Tatiana disse...

Xaruto, assina aí rapaz!
:-)

GIGI disse...

E aí Xaruto...
Eu que desapareci?

E a tal convicção?!?!?!

Fernando Xaruto disse...

Ze,
avisa a Gigi que eu topo e faço questão de receber os parabens do Tarcisão ... mas quero duas condições:
1) Não garanto mandar hoje um post em homengaem ao Internacional pois certamente o jogo vai terminar tarde e amanha o Vovô trabalha cedo mas amanha certamente o Ze receberá inclusive as fotos para ele fazer o que quiser ...
2) Se o Mengão for o vencedor quero que a Gigi também apareça com uma foto do Mengão

estando Ok
Ok da minha parte também


Vovô xaruto

Helio Arcanjo disse...

|

Boa tarde geral.

Como o Americano já despachou meu time da Copa do Brasil há tempos, só me resta deseja boa sorte a quem ainda está vivo na competição. Boa sorte, pois!

Preparar...
Apontar...
Detonar o (Ih)mortal...
FOGOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Abraços.

|

GIGI disse...

Mas Xaruto, quem vem me desafiando é você!
Você que disse que o Flamengo vai "atrpelar" O Inter.
Que eu me lembre, eu não disse nada.
@@

Então, se o Flamengo se classificar, eu escrevo um post bem bonito para o Fla, e publico a foto da "macaca colorada".
Fechado?

Chico da Kombi disse...

###

Boa tarde.

Amanhã, também estarei aqui para ver a cor da postagem.
Se preto e vermelho ou vermelho-vermelho?
@@

O Xaruto tá morrendo de medo de perder de muito.
Se o Flamengo for goleado, ele vai ficar rouco de tanto gritar FORA CUCA!
:o)

Abraços.

###

Fernando xaruto disse...

Gigi,
eu não estou te desafiando e sim te pilhando ... o Ze propôs um desafio e voce aceitou e eu também com condições pois me achei prejudicado nas intenções ... mas topo de qualquer maneira ... já até mandei a minha foto pro Ze ...
Eu disse e repito que o Mengão vai atropelar o Inter por 1 a 0 gol do Obina!!! Estou confiante pois gosto quando todos acham que o Flamengo está morto ...
e nessas horas o que eu menos sinto é medo ...


Vovô Xaruto

Fernando xaruto disse...

Eu quero é ganhar do Inter!!!
SALVE OBINA!!!
SALVE SÃO JUDAS TADEU!!!


Vovô xaruto

AMBROSIO disse...

Eu estarei na aquibancada, ate ia torcer para o Fla...mas ver uma foto do Xaruto vestindo vermelho do inter não tempreço...portanto o Xaruto é ounico culpado por eu torcer pelo Inter hoje..iria torcer pelo Fla, mas ele não deixou....

Gigi disse...

Está chegando a hora...

Espero que o Fluminense faça sua parte hoje.

Nem sei se verei o Inter ou o Flu.
@@

Fernando xaruto disse...

Ambrosio,
vascaino torcendo pro Flamengo só se for para secar ... prefiro que o amigo torça pelo Inter mesmo ... hehehehehe


SALVE O OBINA!!!!
SALVE SÃO JUDAS TADEU!!!!


Vovô xaruto

Pédre Cóshta disse...

Boa noite.
Torço pelo Mengo, mas teno que confessar que estou na dúvida após ler a possibilidade de ter um post com o noblíssim'Xarut vestido de com a camisola do Internacional!!!!! (gargalhadas)

um abraço