sexta-feira, 15 de maio de 2009

MONEY, MONEY & MONEY



Salário atrasado não é exatamente uma novidade nos clubes brasileiros.
Mas convenhamos, é inadmissível que clubes de tradição com grandes torcidas e nomes que são verdadeiras marcas, ainda não tenham achado o caminho certo na administração de suas finanças.


O Flamengo, por exemplo. Tem uma das maiores torcidas do Brasil e aspirações a título, tanto na Copa do Brasil como no Campeonato Brasileiro, mas não consegue, literalmente, fugir do vermelho.
Tanto o salário dos jogadores como o dos membros da comissão técnicas e funcionário do clube, seguem atrasados.
O dos jogadores não sei precisar há quanto tempo, mas o da comissão técnica e o dos funcionários do clube, conforme notícias, desde fevereiro.
A direção do Flamengo alega, como justificativa, a indefinição da negociação pelo novo patrocinador. Mas garante que hoje, os jogadores devem receber pelo menos um mês dos salários atrasados.

Mas se aqui, jogadores de diversos clubes passarem por situações como a que vive o Flamengo não é novidade, o mesmo não se pode dizer de nossos jogadores no exterior.
Ou pelo menos não podíamos ...

O Fenerbahçe passa por um momento de crise muito semelhante aos que estamos acostumados a ver aqui.

O jornalista Paulo Vinícius Coelho da ESPN.COM.BR , hoje em seu blog, narra a conversa que teve por telefone com o brasileiro Alex.


Entre outras coisas, segundo PVC, o jogador disse o seguinte:

“Tenho contrato por mais dois anos. O Roberto Carlos tinha renovado também, por dois anos. Na conversa com o presidente, eu disse a ele que não dá para ficar longe do Brasil sem receber. Para ter salário atrasado, fico no Brasil. O engraçado é que aqui a situação é diferente dos times onde atuei, no Brasil. Aí, todo mundo recebe junto, no dia 5. Aqui, não. Um faz um contrato para receber dia 5, outro recebe dia 17, outro dia 25... Quando o presidente fala que tivemos problemas financeiros, eu entendo por quê. Caímos na Liga dos Campeões e com isso perdemos premiação por passagem de fase, por vitórias também. Isso também nos tirou dinheiro de televisão. Mas é o que eu disse a ele. Não dá é para ficar sem receber. Mas agora está tudo bem e tenho mais dois anos de contrato.”

Já o lateral-esquerdo Roberto Carlos, segundo Ancelmo Góis em sua coluna do jornal “O Globo”, pensa em acionar a Uefa contra o Fenerbahçe por estar cinco meses sem receber.


E para fechar, no site globoesporte.com, um jogador do clube que pediu para não ser identificado, declarou o seguinte:

Aqui o negócio está um pouco estranho mesmo. Alguns jogadores recebem em dia, outros não, ficando com três, dois meses atrasados. Mas é uma coisa normal segundo os turcos.”
Ainda conforme o site, "o atleta não identificado, disse não saber nada sobre Roberto Carlos entrar na justiça ou da
possibilidade do veterano pentacampeão se transferir para o Flamengo. "

Provavelmente, penso eu, em busca do tão sonhado “ salário em dia”.

5 comentários:

Fernando xaruto disse...

Boa tarde ... saudações rubro negras ...
Caro amigo Zé,
o Mengão verga mas não capota ...
-
-
Gigi,
anota aí: Internacional 0 x 1 Mengão (gol de Obina) ... será a redençaão total ...


Vovô xaruto

AMBROSIO disse...

Oi , so hoje abri minha caixa e emails, sujeito ocupado, rsrsrs.

Agora ja favoritei e me tornarei figurinha facil no blog...

bjos

Helio Arcanjo disse...

Se atrasarem o meu pagamento em 8 dias, eu morro de fome!
:o))))

O caminho correto era: primeiro buscar os recursos e depois contratar as despesas.
A maioria dos clubes, faz o caminho inverso e contrata por altos valores, sem saber de onde virão os recursos para honrá-los.
Tem muito atleta fugindo da possibilidade de jogar nos clubes do Rio de Janeiro.

Ô Zé, uma sugestão:
elimina a obrigatoriedade da verificação de palavras antes de enviar o comentário.

Abraços.

Gigi disse...

Desculpem a ausência.
Dia difícil...

Ambrósio,
seja bem-vindo.
Fico feliz com sua presença.

Helio's Chico,
sugestão acatada!

Xaruto,
estou mais para Baile do Vermelho e Branco do que do Vermelho e Preto.
Mas a parada é difícil.

Pédre Cóshta disse...

Bom dia.
A sua conclusão diz tudo!

Vendo as coisas de outra perspectiva, penso que os clubes com mais de 2 meses em atraso deveriam ser impedidos de participar nos campeonatos profissionais do Brasil (penso que Séries A e B).

Competir com salários em atraso, além de ser uma prática que deveria envergonhar quem a tem (pelo menos, no caso do Mengo, não envergonha), é concorrência desleal. Permite ter melhores jogadores sem ter de cumprir as obrigações.

Nem que o campeonato fosse feito só com 8 equipas. Custasse a quem custasse (Mengo, Fogo, Flu, etc) Serviria para moralizar a competição e para torná-la mais justa.

Vou citar um exemplo de competição desleal de Portugal: o Estrela da Amadora tem (bom, a época começou em Agosto) 8 meses de salários em atraso (sim, OITO!!!!). No entanto, os jogadores, que já passam por dificuldades económicas, já fizeram greve a treinos, mas, por brio, têm feito um campeonato muito bom (para as suas possibilidades) e conseguiram escapar à descida de divisão.
O Trofense, equipa recém-promovida, com tudo em dia, provavelmente, irá descer de divisão.
Será isto justo?...

um abraço